Avançar para o conteúdo principal

Youtube Insights: como segmentar minha campanha de vídeo?

Tempo de leitura: 6 minutos


Hoje em dia, o tipo de conteúdo mais procurado pelos usuários da internet é o vídeo — principalmente no YouTube. Criar campanhas de vídeo já é um método bem eficiente para divulgar sua empresa e expandir seu público, especialmente graças ao YouTube Insights, hoje chamado de Analytics.
Com esta ferramenta, é possível segmentar o alcance de suas campanhas e otimizar os investimentos em marketing. Encontrar o público-alvo e subdividi-lo é fundamental para melhorar suas chances de sucesso.
Como você já deve saber, tentar agradar a todos de uma vez não costuma dar certo. Por isso, é melhor focar em pequenos grupos e tentar captar a maior fatia possível de cada um.
Não sabe bem o que fazer para alcançar esse resultado? Então, veja algumas estratégias para usar o YouTube Insights e segmentar seu público:
Considere as características gerais do público-alvo
O ponto de partida para a maioria dessas campanhas é o conjunto mais básico de informações sobre seu público-alvo, que dá um contorno genérico de suas características. Trata-se de aspectos como faixa etária, gênero, ocupação, poder aquisitivo etc.
Não é possível extrair nenhum traço específico de um indivíduo destes dados, mas eles já permitem que você entenda o tipo de lead com o qual pretende lidar. As características nas quais você deve focar variam de acordo com o segmento de mercado, o tipo de produto e o momento atual.
Sapatos de salto alto, por exemplo, são mais direcionados a mulheres a partir de 18 anos. Talvez você só tenha uma noção clara desses números após consolidar parcialmente seu público. Mas nunca se esqueça de avaliar as estatísticas e ver quais demografias são mais impactadas por seu trabalho.
Defina palavras-chave
O componente-base de todo planejamento no YouTube Insigths, assim como em várias ferramentas de marketing digital, é a escolha das palavras-chave que guiarão a estratégia.
A partir de uma combinação de maior procura, menor concorrência e melhor combinação com o material em questão, você pode escolher um ou mais termos para moldar sua campanha. Sempre que uma dessas palavras for pesquisada ou usada em outras páginas, seu anúncio será apresentado àquele usuário.
A questão aqui é estudar quais expressões têm a melhor relação custo/benefício diante dos grupos que você deseja alcançar. Quanto mais precisas as palavras-chave forem para o público pretendido, melhor tende a ser sua taxa de conversão.
Acompanhe suas métricas
Hoje em dia, não é mais uma boa opção contar apenas com o “feeling” na hora de tomar uma decisão. Da mesma forma, você não pode colocar um plano em prática e apenas acreditar que vai ficar tudo bem depois, sem acompanhar resultados, Para isso servem suas métricas de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators).
Para cada grupo que você segmentar, não esqueça de acompanhar o desempenho de suas campanhas, taxa de conversão, etc. Nunca se sabe quando suas estimativas iniciais estão erradas, então é melhor continuar experimentando.
Invista na geolocalização
Um aspecto que não pode faltar quando se está trabalhando com o YouTube Insights é o espaço físico que seu público ocupa. Eles são de uma determinada região, cidade ou bairro? Frequentam locais ou eventos específicos?
Tais questões são vitais para melhorar a eficiência de sua campanha no médio e longo prazo, já que cada local tem suas especificidades. Ao desenvolver uma estratégia, você pode restringir a exibição de alguns anúncios a espaços específicos, como um município ou uma região.
Dessa forma, os materiais serão segmentados conforme a compatibilidade entre o conteúdo e a cultura local. Um exemplo comum é criar propagandas em idiomas diferentes e separá-las de acordo com o país onde serão exibidas.
Esse não é um processo difícil, concorda? Não se esqueça de que tomar tais cuidados também contribui para aumentar sua rentabilidade.
Foque na afinidade
No geral, é mais fácil chamar a atenção de um indivíduo para temas que ele já considera relevantes. Gamers entusiastas, por exemplo, tendem a observar primeiro qualquer material relacionado ao mundo dos jogos eletrônicos. Se você focar em um tipo específico de jogo, o efeito será ainda maior.
E o mesmo princípio se aplica a diversos outros meios. Durante o desenvolvimento e o planejamento da campanha, é possível segmentá-la conforme a afinidade do público por um tema específico.
Isso faz com que suas informações apareçam para leads com maior potencial de compra (em vez de um público mais amplo). Se você estiver disposto, pode personalizar essa exibição, deixando o público-alvo ainda mais segmentado.
Detecte eventos importantes para seu lead
É interessante pensar em gatilhos para certas necessidades. Depois que se muda, por exemplo, a maioria das pessoas precisa de produtos de limpeza para arrumar a nova casa — ou mesmo de eletrodomésticos novos, caso não tenha levado nenhum.
Com as ferramentas certas, você pode detectar esses momentos e, a partir daí, usar o YouTube Insights para desenvolver uma campanha ao redor deles.
Com o amplo acesso à informação e a integração de várias fontes de dados, não é tão difícil saber quando um lead está prestes a passar por um grande evento, como uma formatura, um aniversário de casamento etc. Programe anúncios para serem veiculados nessas ocasiões e aumente suas chances de atingir o cliente no momento certo.
Use o remarketing de vídeos
Por fim, mas não menos importante: é sempre mais fácil lidar com alguém que já consumiu em sua empresa do que começar a captar novos leads do zero. Para tanto, invista em programas de fidelidade e na recuperação de clientes. E é nisso mesmo que as campanhas de remarketing focam, sabia?
O objetivo é trazer de volta leads que já fecharam negócio antes. Portanto, é necessário criar uma lista de clientes cadastrados, a qual será considerada na hora de exibir anúncios mais relevantes. Se você já usa o Google Adwords, é possível vinculá-la à sua conta e usar os mesmos nomes.
Agora que você conhece algumas das estratégias de segmentação do YouTube Insights, é hora de alcançar o público certo com suas campanhas. Quer continuar informado sobre o tema? Então, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de nossos conteúdos!

The post Youtube Insights: como segmentar minha campanha de vídeo? appeared first on Afiliado de Sucesso.

https://pjo1.xyz/afiliadosdesucesso/youtube-insights-como-segmentar-minha-campanha-de-video/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

03 Exemplos de Roteiros pra seus Vídeos no Youtube

Tempo de leitura: 11 minutos 03 Exemplos de Roteiros para usar com seus vídeos no Youtube, seja canal de vlog, humor ou vídeo aula; é o que você vai conferir no artigo de hoje. Escrever roteiros pra seus vídeos no Youtube pode ser uma tarefa extremamente difícil para quem nunca o fez. Mesmo se você já gravou vários vídeos sem roteiro, no dia em que entender a importância do Roteiro, terá dificuldades de realizar. E ficava me perguntando, pra quê usar roteiro? Pra um vídeo de menos de 10 minutos? Porém, as vantagens de um roteiro são muitas, pois você consegue por exemplo, garantir que irá falar no vídeo somente o que mais importa, uma vez que o vídeo, ficará pra sempre no ar, é importante que ele seja extremamente objetivo, para não envelhecer com o tempo e não ser ultrapassado facilmente pelos concorrentes. A Importância do Roteiro de Vídeo Permita-me contar o que aconteceu comigo. Quando comecei a gravar meus vídeos, nunca precisei de roteiro. Pois estava falando de algo que g...

4 perguntas respondidas sobre o LinkedIn Ads

Tempo de leitura: 6 minutos   A presença das redes sociais mudou drasticamente a forma como empresas fazem e divulgam seus negócios. Não se trata mais de um público que aprecia passivamente uma propaganda, mas sim de grupos que interagem com a marca diretamente. Para aprofundar um pouco mais esse tema, vamos falar sobre o LinkedIn Ads e seu papel no marketing de redes sociais. Como você já deve saber, o LinkedIn é uma rede social focada no mundo profissional. Lá são inseridos currículos, experiências de trabalho, artigos sobre como progredir na própria carreira, eventos empresariais e outros temas relacionados. É um ambiente perfeito para fazer negócios B2B e criar contatos profissionais. Porém, como qualquer ferramenta nova, esse canal também gera algumas dúvidas para quem está começando. Para que você possa investir com segurança, vamos falar um pouco sobre os benefícios do LinkedIn e responder às principais questões que podem surgir no processo. Acompanhe: Quais são as vantag...

Qual A Diferença Entre Blog E Fanpage

Tempo de leitura: 9 minutos   Qual a diferença entre blog e fanpage? Uma dúvida muito comum de clientes que é: Claudio o que você acha melhor criar um site, blog ou criar uma FanPage? Nesse artigo explico mais sobre o assunto. Você já deve ter escutado em algum lugar que a união faz a força, e hoje quero compartilhar com você a importância dessas ferramentas para o seu negócio quando aplicada de maneira correta podemos conseguir grandes resultados. Qual A Diferença Entre Blog E Fanpage Um site é o conjunto de páginas web, que estão acessíveis na internet que podem ter diversos propósitos: Institucional: Empresas usam seus sites como ponto de contato entre a instituição, clientes e fornecedores; Informações: Por meio de sites podemos obter informações através de: Jornais, revistas e agencia de notícias; Aplicações: Temos hoje no mercado várias ferramentas de atomização, produtividade e compartilhamento, que substituem as aplicações desktop; Armazenar informações: Na internet ...